terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Você concorda com a eutanásia?

Eutanásia (do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος "morte") é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.

A eutanásia representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito, pois enquanto o Estado tem como princípio a proteção da vida dos seus cidadãos, existem aqueles que, devido ao seu estado precário de saúde, desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte.

Independentemente da forma de Eutanásia praticada, seja ela legalizada ou não (tanto em Portugal como no Brasil esta prática é considerada como ilegal), é considerada como um assunto controverso, existindo sempre prós e contras – teorias eventualmente mutáveis com o tempo e a evolução da sociedade, tendo sempre em conta o valor de uma vida humana. Sendo eutanásia um conceito muito vasto, distinguem-se aqui os vários tipos e valores intrinsecamente associados: eutanásia, distanásia, ortotanásia, a própria morte e a dignidade humana.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a eutanasia pode ser dividida em dois grupos: a "eutanásia ativa" e a "eutanásia passiva". Embora existam duas “classificações” possíveis, a eutanásia em si consiste no ato de facultar a morte sem sofrimento a um indivíduo cujo estado de doença é crónico e, portanto, incurável, normalmente associado a um imenso sofrimento físico e psíquico.

A "eutanásia ativa" conta com o traçado de ações que têm por objectivo pôr término à vida, na medida em que é planeada e negociada entre o doente e o profissional que vai levar e a termo o ato.

A "eutanásia passiva" por sua vez, não provoca deliberadamente a morte, no entanto, com o passar do tempo, conjuntamente com a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos, farmacológicos ou outros, o doente acaba por falecer. São cessadas todas e quaisquer ações que tenham por fim prolongar a vida. Não há por isso um ato que provoque a morte (tal como na eutanásia ativa), mas também não há nenhum que a impeça (como na distanásia).

É relevante distinguir eutanásia de "suicídio assistido", na medida em que na primeira é uma terceira pessoa que executa, e no segundo é o próprio doente que provoca a sua morte, ainda que para isso disponha da ajuda de terceiros.

Etimologicamente, distanásia é o oposto de eutanásia. A distanásia defende que devem ser utilizadas todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano, ainda que a cura não seja uma possibilidade e o sofrimento se torne demasiadamente penoso.

Fonte Wikipédia


Veja um caso Recente:

Morre italiana envolvida em caso de eutanásia

Fonte Yahoo notícias
Por Silvia Aloisi

ROMA (Reuters) - Eluana Englaro, cujo destino virou motivo de uma polêmica sobre a eutanásia na Itália, morreu na segunda-feira, após ficar em coma nos últimos 17 dos seus 38 anos, segundo a clínica onde estava internada. O governo conservador de Silvio Berlusconi tentou até a última hora impedir os médicos de retirarem o tubo de alimentação da paciente.

O tubo havia sido retirado no dia 6, a pedido da família de Englaro, que vivia em estado vegetativo desde que sofreu um acidente de carro, em 1992.

O Senado, que debatia uma lei que obrigaria a clínica a reiniciar a alimentação, fez um minuto de silêncio. Mas a gritaria imediatamente foi retomada, com políticos de centro-esquerda e centro-direita se acusando mutuamente de tentarem se aproveitar politicamente do caso, que há meses mobiliza a opinião pública.

O caso de Englaro foi muito comparado ao da norte-americana Terry Schiavo, que morreu em circunstâncias semelhantes em 2005, também após uma longa disputa judicial.

O pai da italiana passou dez anos solicitando a diversas instâncias judiciais que autorizassem os médicos a desligarem o tubo que a alimentava e hidratava. Ele alegava que a moça comentara, antes do acidente, que preferia morrer a viver em estado vegetativo.

A decisão final nesse sentido, no começo do mês, irritou o Vaticano e o governo. Na sexta-feira, Berlusconi baixou decreto ordenando que os médicos religassem os aparelhos, mas o presidente da República, Giorgio Napolitano, recusou-se a assiná-lo, por considerá-lo inconstitucional.

Berlusconi então buscou a aprovação no Parlamento de uma lei que proibisse a retirada da alimentação de pacientes inconscientes. O Senado deve aprová-la na terça-feira, e a Câmara deve votá-la no dia seguinte.

O caso divide este país católico, onde nos últimos dias havia manifestações diárias pró e contra a decisão de deixar Englaro morrer. Também houve um debate sobre a pertinência das manifestações do Vaticano sobre o caso.

Na segunda-feira, ao receber o novo embaixador brasileiro no Vaticano, o papa Bento 16 se referiu indiretamente ao caso pelo terceiro dia consecutivo, declarando que "a santidade da vida deve ser salvaguardada desde a concepção até o seu fim natural".

Você concorda com a eutanásia?




4 comentários:

Roberto disse...

não!
www.gamebegin.com.br

Roberto disse...

Não, por que só Deus pode determinar quem vive e quem morre
www.gamebegin.com.br

Anônimo disse...

É um tema de difícil discussão, ñ tendo em vista somente os acontecimentos recentes mas partindo de um ponto geral; se pensarmos na eutanásia como um alívio a dor de quem sofre ela pode parecer uma solução contudo temos que analisar a vida como um todo tb.
Realmente é um tema muito difícil de discutir, ñ posso ser "Padre" e diz um não categórico e nem posso ser "Liberal" e dizer sim e pronto.

Anônimo disse...

E muito complicado e delicado dar alguma opinião sobre o assunto, mas vejamos bem vcs acham justo para a familha e para a propria vitima ficar quase duas decadas em cima de uma cama de um hospital, concordo fielmente q Deus e quem da a vida e a tira tambem nada absolutamente nada acontece se não pela vontade de Deus nem uma folha das arvores caem se não for por teu querer, e vcs acham mesmo que quando tomam a decisão pela aitanasia e pelo querer de homens somente, eu particularmente creio quando chega a esta decisão tão seria e pela vontade do vivo Deus "Deus da a vida e Deus a tira e louvado sej o nome do Senhor "
A todos um forte abraço!
Mais uma vez parabens Wesley seu blog ta bombando para gloria de Deus q o Senhor continue te abeçoando!! Se tu uma benção!!!
Melri

Related Posts with Thumbnails