domingo, 17 de maio de 2009

Crombie - Porenquanto


Pense no lugar que mais te agrada e nas boas lembranças vividas nele. Consegue?
Então você está apto a ouvir 'Por Enquanto', disco de estreia do grupo carioca 'Crombie', formado por cinco jovens da Igreja Betânia de Niterói.
As canções do álbum - praiano, intimista, MPBista, neo-bossa-novista... - dão novo fôlego ao cenário cristão nacional e mais, têm o poder de transformar qualquer ambiente em um lugar aconchegante.
Com apenas dois anos de estrada, o Crombie possui maturidade autoral e musical invejável. O grupo carioca foi finalista do festival de bandas promovido pelo Jornal do Brasil – e vencedor no júri popular. Formado por Felipe Vellozo (baixo e vocais), Filipe Costa (violão e guitarra), Gabriel Luz (violão e vocais), Lucas Magno (percussões) e Paulo Nazareth (vocal e violão), o Crombie dá nova vida ao previsível cenário cristão brasileiro.
Com apenas dois anos de estrada, o Crombie possui maturidade autoral e musical invejável. O grupo carioca foi finalista do festival de bandas promovido pelo Jornal do Brasil, sendo o mais votado no júri popular. Utilizando como referência artistas da MPB e da música cristã, o grupo parece atualizar - e simplificar - o trabalho feito por João Alexandre (por muitas vezes incompreendido em toda sua imersão técnica). "Gostamos de música boa. Se ela tiver sido feita com o cuidado de soar bem e sobretudo fazer bem, o resto vira detalhe", confessam.
Os primeiros segundos de audição de 'porenquanto' podem te lembrar um álbum de reggae, mas tudo não passa de ilusão. Em pouco tempo a banda mostra seu diferencial. Afinal, cada canção é feita para surpreender. E a mistura de acordes de Bossa Nova e MPB, arranjos vocais dignos de corais americanos e guitarras levemente distorcidas criam uma atmosfera única, que passeia entre a alegria e a melancolia.
Felipe Vellozo, Filipe Costa, Gabriel Luz, Lucas Magno e Paulo Nazareth se utilizam da poesia de maneira singular para expressar o amor de Deus. "Quase tudo é temporal, temporal porque está sujeito a um sujeito chamado Tempo, que é mais que momento, que não se confessa, pois não sente culpa de nada" são os primeiros versos de 'Sobre o Tempo', quarta faixa do disco, balada que soa bem distante do clima praiano de 'Longa Jornada'.
Como meninos, os integrantes imprimem em "A Manga" toda a nostalgia da infância. Porém, enquanto cantam sobre as virtudes da fruta e fazem analogia entre o ato de subir em um pé de árvore e estar na presença de Deus, um violão dedilhado, variações pulsantes de percussão e doces arranjos de voz mostram que eles cresceram: "se eu quiser me lambuzar, no alto, de onde eu vejo o mar, que doce é esse lugar".
'Guidom' é de longe a mais radiofônica do disco, mas nem por isto perde qualidade. A faixa mescla reggae com música alternativa, alternando ritmo e arranjos de maneira surpreendentemente agradável. Com uma excelente metáfora, o grupo dá uma aula de submissão. "Eu não pedalo sozinho não, quem foi que disse que eu controlo meu guidom? Quem me guia é quem me fez e eu vivo um dia de cada vez, que é pra eu não me perder, nem me equivocar no meu querer".
Com um trabalho coeso e criativo, o Crombie prova que há música inteligente no mercado cristão nacional. Em tempos de internet, música eletrônica e homogeneização de estilos, o som analógico e melodicamente rico dos garotos de Niterói soa diferente e prova que é possível pregar sem ser clichê e fazer música boa sem se render aos modelos pré-definidos da indústria fonográfica.
A banda desponibilizou seis faixas para download, ouçam.


DOWNLOAD: 4SHARED

Para saber mais sobre a banda.

_Myspace
_Cominidade no Orkut
_Email:oscrombie@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails